RSS

Páginas

terça-feira, 17 de agosto de 2010

GuiA AliMeNtAr PaRa DiAbÉtiCoS tiPo 2_PARTE 4_

Uso de Alimentos Especiais - ADOÇANTES DIETÉTICOS (OU EDULCORANTES)

Os adoçantes, também chamados de edulcorantes, são substâncias que dão sabor adocicado, mas não contêm sacarose (açúcar), frutose ou glicose e podem ser utilizados por diabéticos.
COMO ESCOLHER?
Quem tem pressão alta deve evitar os adoçantes com sacarina e ciclamato de sódio.

QUANTO CONSUMIR?
Para assegurar a proteção ao consumidor, a Organização Mundial de Saúde estabeleceu a quantidade aceitável de adoçantes dietéticos que pode ser usada por dia, ou seja, a quantidade que pode ser consumida diariamente sem riscos à saúde, mesmo por muitos anos. Essa quantidade é muito alta, dificilmente uma pessoa consegue atingila. De qualquer forma, é importante que as pessoas que fazem uso dos adoçantes variem as substâncias de tempos em tempos e usem com moderação.
Veja abaixo as diferentes substâncias presentes nos adoçantes atualmente. Observe que, em alguns produtos, aparece mais de uma substância adoçante:
Ciclamato de sódio e sacarina sódica; Ciclamato de sódio, ciclamato de cálcio e sacarina sódica; Aspartame; Aspartame e sorbitol; Aspartame e ciclamato de sódio; Sucralose; Sucralose e acessulfame k; Acessulfame k; Steviosídeo; Steviosídeo, ciclamato de sódio e sacarina sódica.





ALIMENTOS DIETÉTICOS

O mercado oferece um número cada vez maior de produtos DIET, LIGHT e de BAIXA CALORIA. Mas estes produtos não devem ser consumidos livremente ou à vontade por pessoas com diabetes.
Apesar da maioria dos alimentos DIET não conter açúcar, é preciso saber que DIET não é um alimento específico para pessoas com diabetes. Esses alimentos, de acordo com o Ministério da Saúde, são produzidos para atender pessoas com necessidades especiais, que necessitam de alguma alteração em sua dieta, como por exemplo: pessoas com diabetes, com hipertensão (pressão alta), com doença celíaca, pessoas alérgicas à proteína do leite de vaca, etc. Exemplo: um produto sem sódio, para atender as pessoas com hipertensão, também é DIET.
Já os alimentos LIGHT são aqueles com redução de calorias. Geralmente, se for alimento a base de carne ou leite, contém menos gordura. Se for um doce, contém adoçante no lugar do açúcar.

COMO ESCOLHER?

Existem alimentos DIET e LIGHT que são seguros para os diabéticos e outros não. Peça informações ao nutricionista sobre o alimento DIET ou LIGHT que você gostaria de usar.
É importante observar a quantidade de calorias, pois às vezes o alimento DIET, apesar de ser feito com adoçante, é muito calórico, podendo levar ao aumento de peso (ex: chocolate). Por isso consulte sempre o rótulo.

QUANTO CONSUMIR?

A maioria dos alimentos DIET ou
LIGHT tem a quantidade controlada como os outros alimentos do seu cardápio, por isso observe os ingredientes no rótulo e veja por qual alimento você vai trocar.
O nutricionista poderá lhe ajudar.

Fonte: http://www.topgyn.com.br/guia_diabetico

0 comentários:

Postar um comentário