RSS

Páginas

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

GuiA AliMeNtAr PaRa DiAbÉtiCoS tiPo 2_PARTE 2_

VERDURAS E FRUTAS PARA QUE SERVEM?

As verduras e frutas ajudam na digestão e absorção de nutrientes e aumentam a resistência contra infecções.
Verduras (folhas e legumes):
As verduras contêm pequenas quantidades de carboidrato e poucas calorias;
Elas são ricas em vitaminas, minerais e fibras;Quando você varia as cores (verde-escuro, verde-claro, amarelo, vermelho), você está consumindo diferentes vitaminas e minerais. Isso é importante para sua saúde.



FIBRAS

Chamamos de fibras as partes das plantas que não são absorvidas durante a digestão. Essas partes também são conhecidas como "bagaço".

PARA QUE SERVEM?
As fibras aumentam o volume das fezes, facilitando a evacuação,
o que evita a prisão de ventre, o aparecimento de hemorróidas e o câncer de intestino.
As fibras também auxiliam no controle do colesterol e triglicerídeos, diminuindo o risco de doença da artéria coronária e ataques do coração. Porém, a simples adição de fibras não é suficiente. O consumo de gorduras deve ser reduzido. Algumas fibras podem também diminuir a velocidade de absorção da glicose no sangue depois que o alimento é digerido, ajudando a manter mais baixa a glicemia após as refeições.
As fibras geram uma sensação de saciedade (você se sente mais cheio) e são pobres em calorias, podendo ajudar no controle do peso.
EM QUAIS ALIMENTOS ESTÃO PRESENTES?
Estão presentes, principalmente:
nas verduras e frutas;
nos cereais integrais: arroz integral, trigo integral, farelo de trigo, aveia em flocos grossos, farelo de aveia;
nas leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, ervilha e soja).

GORDURAS

PARA QUE SERVEM?
Servem principalmente para o fornecimento de energia. As gorduras são também chamadas de lipídios. Cada grama de gordura produz 9 calorias.


EM QUAIS ALIMENTOS ESTÃO PRESENTES?
Primeiro é preciso conhecer os diferentes tipos de gordura. Elas se dividem em: Saturadas e Insaturadas


Gorduras Insaturadas:
As gorduras insaturadas são encontradas nos óleos de milho, soja, arroz, girassol, canola, azeite de oliva, azeitona, castanhas e abacate. Os peixes marinhos de água fria (sardinha, salmão, pescadinha, anchova, merluza) também contêm gordura insaturada.

Gorduras Saturadas:
Elas são encontradas em todas as carnes (de boi, porco, aves, etc), no toucinho, no leite integral, nos queijos, creme de leite, em todos os tipos de requeijão, na manteiga, no coco e no azeite de dendê.

Colesterol:
O colesterol é encontrado em todos os produtos animais: no leite e derivados, nas carnes e gordura de animais, mas é principalmente encontrado na gema de ovo, nos órgãos e vísceras (coração, moela, fígado, rim, etc).
Os alimentos de origem vegetal, inclusive os óleos, não contêm colesterol.

Margarinas e Gordura Vegetal hidrogenada:

As margarinas e a gordura vegetal hidrogenada, apesar de serem feitas com óleos vegetais, não são consideradas saudáveis por causa do processo de fabricação. Seu uso também deve ser controlado.
Hoje em dia é muito comum a presença desse tipo de gordura nos alimentos industrializados (biscoitos, sorvetes, temperos prontos, etc).
Devemos comer menos gorduras saturadas, margarinas, gordura vegetal hidrogenada e alimentos ricos em colesterol, pois eles aumentam os níveis sangüíneos de colesterol e estão ligados a doenças do coração e câncer. As pessoas com Diabetes têm mais freqüentemente doenças do coração.


PROTEÍNAS

PARA QUE SERVEM?
O nosso corpo utiliza as proteínas para a multiplicação e renovação das células que formam nossos tecidos - como cabelos, músculos, órgãos, sangue e pele - para a produção de hormônios e defesa do organismo. Cada grama de proteína produz 4 calorias.
EM QUAIS ALIMENTOS ESTÃO PRESENTES?
A proteína animal está presente no leite e derivados, nas carnes (de boi, porco, aves e peixes) e nos ovos.
A proteína vegetal está presente também nas leguminosas: feijão, lentilha, ervilha, grão de bico e soja.

maior a quantidade de gordura saturada e de colesterol. Escolha as variedades com teor de gordura mais baixo (desnatado, semi-desnatado ou light): Ex: Leite integral (100 ml) = 33 mg de colesterol
Leite desnatado (100 ml) = 4 mg de colesterol

CARNES:




Fonte: http://www.topgyn.com.br/guia_diabetico/

0 comentários:

Postar um comentário