RSS

Páginas

quinta-feira, 27 de maio de 2010

GrÃo-de-BiCo


Muito tem se falado também,sobre essa leguminosa,ainda pouco comentada aqui no Brasil, o Grão-de-bico!Muitíssimo rico em ferro,carboidrato e proteína,além claro,de vários minerais!Isso,comparado a outras leguminosas,como o feijão por exemplo!
Postarei pra vocês também,algumas receitinhas com grão-de-bico, muito gostosas e claro,nutritivas!


O grão-de-bico é muito indicado também para:


*Diabetes e Anemia:

Esse grão tem carboidratos que são digeridos e absorvidos lentamente. Por isso, ele aumenta a glicose aos poucos e reduz o nível de açúcar no sangue. Além disso, o ferro presente no alimento combate a anemia.


*Depressão:

Ele afasta a depressão porque aumenta a produção de serotonina. Isso graças à alta taxa de triptofano (a mesma substância que faz do chocolate uma ótima fonte de bem-estar).


*Regula o intestino:

Rico em fibras, ele também possui ácido fólico, indispensável na dieta de mulheres grávidas porque previne problemas no feto.


*Outras doenças:

O grão-de-bico contém hormônios vegetais usados na reposição hormonal. Essas substâncias são eficazes na prevenção da osteoporose e no combate a doenças do coração e câncer de cólon.


*Emagrecer:

Ele ajuda a emagrecer porque aumenta a sensação de saciedade.


Dentre todos estes benefícios que este grão nos tráz, achei de suma importância,conhecermos mais a fundo sobre o Grão-de-bico,por isso,pesquisei no site da scielo, artigos correspondentes ao assunto,e achei um muito bom,que explica muito bem,o poder desta leguminosa.


Curiosidades sobre o Grão-de-bico:


*O grão-de-bico é fonte de proteínas, carboidratos, minerais, vitaminas e fibras. Diferencia-se das outras leguminosas por sua digestibilidade, baixo teor de substâncias antinutricionais, além de apresentar a melhor disponibilidade de ferro.

*Pesquisando diversas leguminosas (feijão comum, feijão-branco, feijão-preto, ervilha, soja, lentilha e grão-de-bico) encontraram a melhor disponibilidade de ferro para o grão-de-bico.
*O consumo do grão-de-bico ainda é muito limitado no Brasil, quando comparado a outras leguminosas como o feijão.

*O grão-de-bico é uma leguminosa que tem, nutricionalmente, grande potencial a ser explorado, a fim de minimizar as deficiências protéicas e minerais da população, uma vez que o grão-de-bico é boa fonte de minerais (P, Mg, Fe, K, Co, Mn).
*O grão-de-bico é excelente fonte de carboidratos e de proteínas, que abrangem cerca de 80% do peso total das sementes secas.

*A proteína do grão-de-bico tem sido considerada de melhor valor nutricional entre as leguminosas.
*As sementes de grão-de-bico apresentam considerável quantidade de óleo, cujos valores variam de 3,8 a 10,2%. Seu óleo tem alto teor de ácidos graxos insaturados, particularmente linoléico e oléico.
*Embora os fatores antinutricionais devam ser cogitados em qualquer leguminosa de grão, sua importância é minimizada no grão-de-bico, exceto os fatores promotores da flatulência, que devem ser destacados nesta leguminosa em decorrência dos teores de oligossacarídeos nela presentes. No entanto, o aquecimento inativa este conjunto de fatores. Para a alimentação humana, não há preocupação já que este não é consumido cru.


Bom,é isso, espero que tenham gostado do assunto!no outro post,receitinhas pra vcs! bjoss

0 comentários:

Postar um comentário