RSS

Páginas

sexta-feira, 28 de maio de 2010

AliMeNtAçÃo InFaNtiL

Atendendo a pedidos,pesquisei muitas coisas sobre alimentação infatil, escolar, merenda escolar,cantina, receitinhas maravilhosas para as crianças levarem de lanche,ou até mesmo as escolas oferecerem para os alunos!uma ótima pedida!vale a pena conferir cada uma delas!Espero mesmo que gostem das dicas! bjoss...depois postarei mais receitinhas,novidades e alguns exemplos de cardápios infantis!

Alimentação escolar

A cada ano milhares de crianças entram na escola e começam um período de educação que se prolonga por muitos anos e promove profundas influências nas suas vidas. A criança quando chega à escola, está alerta, disposta a se desenvolver física e mentalmente. Muitas tem os olhos radiantes e claros, cabelos penteados, brilhantes, associados com saúde e pele saudável. Mas, infelizmente, esta descrição não se aplica a todas as crianças. Algumas são descuidadas, com olhos e cabelos opacos e pele áspera, características geralmente associadas com má alimentação. O crescimento de algumas dessas crianças é limitado; outras são frágeis e tornam-se fatigadas e não participam integralmente das atividades intelectuais e físicas.

Nos dias de hoje, é evidente a importância da ingestão adequada de nutrientes na promoção do crescimento e desenvolvimento do ser humano. A ingestão adequada de nutrientes, principalmente na fase de lactente e infância é necessária como requisito básico para a saúde da criança, influenciando sua capacidade de brincar, estudar, sua aparência e longevidade.

Boa parte do estilo de vida de um adulto depende do que comeu ao longo de sua infância. A maioria dos seus hábitos alimentares e muito do desempenho de sua saúde pelos anos afora têm a ver com a qualidade de sua nutrição.

É preciso também uma mudança nos hábitos alimentares, e é nesse ponto que é necessário uma parceria entre as escolas e os pais.

Já existem iniciativas com essas características colocadas em prática por movimentos de escolas em muitas cidades do país. Precisam ser ampliadas e diversificadas, e poderiam também se beneficiar da assessoria das universidades, que podem e devem dar sua contribuição.

Cantinas e merendas

Para garantir uma alimentação nutritiva e benéfica à saúde das crianças, os pais não devem ficar atentos apenas ao que as crianças comem dentro de casa, mas também ao que comem na escola. A merenda escolar e os produtos oferecidos pelas cantinas devem seguir o mesmo padrão, evitando que os alunos consumam alimentos com calorias vazias, como refrigerantes e salgadinhos industrializados.

Os pratos da merenda oferecida nas escolas, por exemplo, precisam ser mais atrativos que os salgadinhos da cantina. É claro que as mudanças não ocorrem de uma hora para outra, nem esperamos que as crianças esqueçam os hamburgueres e cachorros-quentes. Mas se conseguirmos um equilíbrio, já será muito bom, e para isso é necessário que os pais fiquem atentos e cobrem tais mudanças das escolas.

Milhares de crianças e pré-adolescentes estão cada vez mais habituados a fazer seus lanches nas próprias escolas, públicas ou particulares, onde a cantina reina com suas coxinhas e mistos-quentes carregadas de gordura. Uma pesquisa em escolas públicas de um bairro de São Paulo verificou que cerca de 10% das crianças estão com sobrepeso. Ou seja, estão pesando entre 20% e 30% mais do que deveriam. Boa parte da culpa está nas cantinas. Já os estudantes mais velhos, que podem deixar o colégio nos recreios e que costumam passar a tarde fazendo lição com os colegas, estão trocando o almoço de casa pelos sanduíches e "dogões" das esquinas.

ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS E OS QUE DEVEM ESTAR PRESENTES NAS CANTINAS ESCOLARES

Entre os alimentos que devem ser evitados nas cantinas estão: refrigerantes e sucos artificiais, balas, caramelos, gomas de mascar e similares, doces à base de creme e com recheio e/ou cobertura de creme, salgadinhos fritos (croquetes, coxinhas, pastéis, etc) com procedência duvidosa e salgadinhos industrializados. Esses produtos podem ser substituídos por sucos naturais, vitaminas de frutas da época, leites e iogurtes, frutas, sanduíches naturais, bolos de cenoura, cookies de fibras (aveia ou farelos em geral) e as frituras devem ser trocadas por assados.

Se a cantina da escola do seu filho não oferece alimentos saudáveis, faça com que ele leve o lanche de casa ou prove da merenda oferecida pela escola.

Dicas para melhorar a alimentação o seu filho:

1- Não dê castigo. Ameaçar a criança para que ela coma só aumentará sua repulsa à comida. Prometer recompensas em troca do prato vazio também pode firmar a idéia de que a comida não é boa e só vale a pena pelo que vai receber depois.

2 - Leve a criança para as compras. Deve-se mostrar as diferentes frutas existentes e mesmo estimular a experimentação de algum alimento na feira. Experimentar na banca de pastel não vale!

3 - Envolva a criança no preparo. Envolver a criança em pelo menos alguma fase do preparo pode fazer a criança perder a reserva ou rejeição a algum tipo de alimento. Deve-se aproveitar a oportunidade para explicar as vantagens da salada e de uma fruta sobre as batatas fritas e salgadinhos gordurosos.

4 - Ofereça pratos coloridos. A forma de apresentação conta muito. Pratos bonitos e coloridos podem fazer a criança comer mesmo que não goste.

5 - Camufle. Esconda o alimento que a criança não gosta no meio de outro que ela gosta. Por exemplo, use o caldo de cozimento do fígado no preparo do macarrão.

6 - Varie o cardápio. É importante oferecer um cardápio banceado e variado. Se a criança não quiser comer, você precisa deixar claro que não tem lanchinho nem salgadinho, só haverá comida na próxima refeição.

7 - Dê o exemplo. Esse é um dos pontos mais importantes. Os pais devem consumir verduras e frutas e não adianta nada recomendar suco se você bebe refrigerante.

Saiba se seu filho está dentro do peso ideal


Crianças entre 1 ano e 5 anos

  • Meça a altura da criança
  • Localize no quadro 1 qual seria seu peso ideal
  • Divida o peso atual da criança pelo peso ideal e multiple pelo fator 100
  • Compare o resultado com o quadro 2 abaixo e encontre o peso ideal em relação à altura


fonte: http://www.nutrasuavida.com/infantil.htm

Espero que tenham gostado da matéria!no outro post,postarei as receitinhas! bjos




2 comentários:

Carla Tannús disse...

Nathyyy adorei o blog. Descobri por acaso no orkut da andressaaa.. Ficou lindo e muito bem organizado! Parabéns.. bjooo Carlinha

Natália disse...

ai,que bom que gostou do blog amiga!!vou postar mais coisas sobre alimentação infantil pra ti...hehehe...vai ajudar bastante!bjoss

Postar um comentário