RSS

Páginas

sexta-feira, 28 de maio de 2010

ReCeiTaS DiVeRtiDaS

Aqui estão as prometidas receitinhas, muito fácil de fazer além de deliciosas,uma forma inteligente de introduzir legumes e verduras na alimentação do seu filho!
Lanches saudáveis para oferecer aos pequeninos!
De 0 a 10 é 1000 em relação aos "salgadinhos" oferecidos pela maioria das lanchonetes de escolas e creches!Espero que gostem das idéias!Achei muito válidas! bjos...ah,e se tiverem mais algumas receitinhas,me mandem por e-mail, têm ele no espaço do blogeiro!



Sanduíche divertido

Uma receita que afasta a monotonia alimentar
Que tal um pouco de diversão na hora do lanche? Você pode, inclusive, chamar seu filho para botar a mão na massa e auxiliar no preparo da receita que aparece logo abaixo e foi criada pela nutricionista Priscila Maximino, da Nutrociência Assessoria em Nutrologia, que fica em São Paulo.

Usar a criatividade, apresentando os pratos de maneira lúdica, ajuda a romper com a monotonia do cardápio e facilita a alimentação equilibrada.

Veja agora como preparar os sanduíches que foram batizados de discos voadores:

Discos Voadores

Rende 4 porções

Ingredientes

4 pãezinhos integrais (tipo redondinho)
4 colheres de sopa de purê de tomates ou de molho de tomates
4 fatias de presunto ou de peito de peru
4 fatias de queijo mussarela
8 fatias de tomates

Modo de preparo

Preaqueça o grill em temperatura alta. Corte os pãezinhos ao meio. Espalhe em cada um deles 2 colheres do purê ou do molho de tomates. Cubra cada um com 1 fatia de presunto ou de peito de peru, 1 fatia de queijo e 2 fatias do tomate. Feche com a outra metade do pão e leve ao grill por cerca de 3 minutos.



Torta de vegetais
Uma rica opção para os finais de semana
Quer uma receita rápida e nutritiva para oferecer ao seu filho no final de semana? Então, confira a torta criada pela nutricionista Priscila Maximino, da Nutrociência Assessoria em Nutrologia, na capital paulista.

Graças à mistura de vegetais como brócolis, vagem, cenoura, chuchu e couve-flor, a preparação fornece boas doses de vitaminas, minerais e outras substâncias fundamentais para o crescimento saudável.

“A torta pode compor lanches ou até mesmo o jantar desde que venha acompanhada de um bifinho ou outros alimentos ricos em proteína”, ensina.

Confira, abaixo, a receita:

Torta de legumes

Rende 12 porções

Ingredientes

Massa

150g de farinha de trigo
75g de margarina
3 ou 4 colheres de sopa de água

Recheio

1 xícara de chuchu cozido e picado
1 xícara de vagem cozida e picada
1 xícara de cenoura cozida e picada
1 xícara de brócolis cozido e picado
1 xícara de couve-flor cozido e picado
3 ovos pequenos
500 ml de leite
Sal

Modo de preparo

Misture os ingredientes com as mãos.
Faça uma bola bastante úmida – ela deve se soltar facilmente das mãos. Se tiver tempo, deixe descansar durante 30 minutos na geladeira, antes de esticá-la com o rolo e forrar o tabuleiro. Misture os vegetais e espalhe sobre a massa. Bata o leite, os ovos e o sal e despeje sobre eles. Deixe assar até que a mistura fique firme e a massa com um tom moreno-claro.
Dica: você pode acrescentar pitadas de queijo parmesão ralado para realçar o sabor.




Hambúrguer de lentilha e pão
Um prato inusitado para as férias da Garotada

Que tal substituir o hambúrguer de carne por uma versão feita de lentilha e pão de fôrma? Trata-se de uma opção bastante nutritiva, cheia de fibras e com uma pitada de ferro, o mineral que dá um chega para lá na anemia.

Confira a seguir a receita criada pela nutricionista Rosicler Rodriguez, do laboratório Roche e membro do Grupo de Estudos em Nutrição e Atividade Física, o Genaf:
Hambúrguer de lentilha e pão

Rende 6 porções

Ingredientes

500 g de lentilha
3 fatias de pão de fôrma com ou sem casca cortadas em cubos pequenos (75 g)
2 colheres de sopa de óleo
2 dentes de alho picados
1 cebola média picada
1 colher de sopa de cebolinha picada
3 colheres de sopa de farinha de rosca
Sal a gosto
Óleo para untar

Modo de preparo

Escolha a lentilha e coloque-a para cozinhar até ficar macia. Escorra a água e reserve. Leve ao forno os cubos de pão de fôrma para assar. Reserve. Em uma panela, coloque o óleo e o alho e deixe-o fritar. Adicione a cebola e doure-a. Acrescente a lentilha, a cebolinha, a farinha de rosca, o pão de fôrma em cubos e mexa bem. Corrija o sal. Para moldar os hambúrgueres utilize um molde de hambúrguer ou um aro redondo. Preencha-o com a massa e pressione bastante sobre uma assadeira, previamente untada, para que eles fiquem firmes. Repita o procedimento com toda a massa. Retire o molde ou o aro e leve ao forno por 10 minutos a 180 ºC. Sirva em seguida.
Torta de abóbora

Uma opção nutritiva para a ceia

Quer variar um pouco o cardápio das festas de final de ano? Uma alternativa para agradar a criançada é a receita de torta de abóbora adaptada pela nutricionista Késia Quintaes, da Universidade Federal de Ouro Preto.

Graças à presença do vegetal, a preparação oferece uma substância chamada betacaroteno.

Além da vitamina, a torta contém boas doses de fibras, que são grandes aliadas do intestino.

Veja agora como preparar essa gostosura:
Torta de abóbora

Ingredientes

2 ovos inteiros
1 xícara de açúcar (pode usar parte dele na forma de mascavo, se desejar)
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de aveia em flocos
1/2 xícara de coco ralado
1/2 xícara de óleo
1 pitada de sal
Canela em pó a gosto
1/4 de abóbora cambotiá (aquela de casca escura) cozida no vapor
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
1/2 xícara de uva passa escura (polvilhada com farinha de trigo)
Coco ralado para polvilhar

Modo de preparo
Numa tigela, bata os ovos com o açúcar. Acrescente a farinha de trigo, a aveia, o coco ralado, o óleo, o sal e a canela.
Bata até ficar homogêneo. Acrescente a abóbora cozida no vapor, bata novamente.
A massa resultante deve ficar bem pastosa, com a textura de mingau. Finalize juntando o fermento. Bata novamente e misturar a uva passa.
Leve para assar em uma assadeira untada e polvilhada com farinha. Cubra a massa com coco ralado.
Use forno preaquecido (200 graus) por cerca de 40 minutos.



Para rechear a bisnaguinha
Aprenda 3 receitas que tornaram o lanche mais nutritivo e divertido

Caprichar na escolha dos ingredientes que acompanham esse delicioso pãozinho é o segredo para que a hora da merenda seja rica em nutrientes.

A receita de patê de cenoura, criada pela nutricionista Juliana Parra, da NutrirKids, que fica na capital paulista, contém betacaroteno, uma substância que no organismo se transforma em vitamina A e assim protege os olhos.

Já as duas preparações seguintes, ou seja, os patês de frango e de queijo, foram desenvolvidas pela nutricionista Priscila Maximino, da Nutrociência Assessoria em Nutrologia, também em São Paulo. Ambas oferecem boas doses de cálcio, um mineral que fortalece o esqueleto.
Patê da Cenourita

Rende 8 porções

Ingredientes

1 cenoura cozida
1 colher de maionese de leite

Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador até que fique uma pasta homogênea.
Patê de frango
Rende 15 porções

Ingredientes
1 peito de frango pequeno desfiado ou picado
Estragão seco ou curry ou ervas
2 colheres de sopa queijo cottage

Modo de preparo
Bata no processador todos os ingredientes. Se o patê ficar seco, acrescente um pouquinho de leite desnatado.

Patê de queijo com tomate

Rende 10 porções

Ingredientes
1 colher de sopa de requeijão
1 fatia grande de ricota
3 unidades de tomate seco
Salsa e cebolinha

Modo de preparo

Misture o requeijão com a ricota e acrescente a salsa e cebolinha na mistura. Passe a pasta na bisnaguinha e espalhe o tomate seco por cima.
Dica: seque o tomate seco com papel absorvente.



Bolinho de brócolis
Para incentivar o consumo de vegetais
Incluir hortaliças no cardápio da criançada nem sempre é uma tarefa fácil. Entretanto é preciso insistir, já que os vegetais esbanjam substâncias importantes para o desenvolvimento.

Na receita abaixo, o ingrediente de destaque é o brócolis, uma fonte de ferro, um mineral que ajuda a combater a anemia. O alimento também concentra vitaminas do complexo B, que atuam no sistema nervoso.

Confira agora os bolinhos criados pela nutricionista Priscila Maximino, da Nutrociência Assessoria em Nutrologia, que fica em São Paulo:

Bolinhos saborosos de brócolis

Rende 10 unidades

Ingredientes

2 colheres de farinha de trigo com fermento
1/2 colher de chá de temperos diversos
125 g de queijo parmesão ralado
375 g de brócolis separados em pequenos ramos
1 xícara de leite
1 ovo ligeiramente batido

Modo de preparo

Misture em uma tigela a farinha e os temperos diversos. Junte o queijo e os brócolis e mexa até misturar. Acrescente aos poucos o leite e o ovo com cuidado para não bater demais.

Despeje a mistura, com a ajuda de uma colher, em 10 forminhas ligeiramente untadas, com capacidade para 1 xícara, e asse por 30 minutos ou até parecerem cozidas quando testadas com um palito.

Bom pesoal,é isso,ai estão algumas sugestões de receitas para cianças,e claro,também para os adultos..hehehehe....depois posto mais receitinhas legais como esta,além de montagens lindas de pratos decorados. bjoss...e comentem depois par saber como ficaram as receitas!

AliMeNtAçÃo InFaNtiL

Atendendo a pedidos,pesquisei muitas coisas sobre alimentação infatil, escolar, merenda escolar,cantina, receitinhas maravilhosas para as crianças levarem de lanche,ou até mesmo as escolas oferecerem para os alunos!uma ótima pedida!vale a pena conferir cada uma delas!Espero mesmo que gostem das dicas! bjoss...depois postarei mais receitinhas,novidades e alguns exemplos de cardápios infantis!

Alimentação escolar

A cada ano milhares de crianças entram na escola e começam um período de educação que se prolonga por muitos anos e promove profundas influências nas suas vidas. A criança quando chega à escola, está alerta, disposta a se desenvolver física e mentalmente. Muitas tem os olhos radiantes e claros, cabelos penteados, brilhantes, associados com saúde e pele saudável. Mas, infelizmente, esta descrição não se aplica a todas as crianças. Algumas são descuidadas, com olhos e cabelos opacos e pele áspera, características geralmente associadas com má alimentação. O crescimento de algumas dessas crianças é limitado; outras são frágeis e tornam-se fatigadas e não participam integralmente das atividades intelectuais e físicas.

Nos dias de hoje, é evidente a importância da ingestão adequada de nutrientes na promoção do crescimento e desenvolvimento do ser humano. A ingestão adequada de nutrientes, principalmente na fase de lactente e infância é necessária como requisito básico para a saúde da criança, influenciando sua capacidade de brincar, estudar, sua aparência e longevidade.

Boa parte do estilo de vida de um adulto depende do que comeu ao longo de sua infância. A maioria dos seus hábitos alimentares e muito do desempenho de sua saúde pelos anos afora têm a ver com a qualidade de sua nutrição.

É preciso também uma mudança nos hábitos alimentares, e é nesse ponto que é necessário uma parceria entre as escolas e os pais.

Já existem iniciativas com essas características colocadas em prática por movimentos de escolas em muitas cidades do país. Precisam ser ampliadas e diversificadas, e poderiam também se beneficiar da assessoria das universidades, que podem e devem dar sua contribuição.

Cantinas e merendas

Para garantir uma alimentação nutritiva e benéfica à saúde das crianças, os pais não devem ficar atentos apenas ao que as crianças comem dentro de casa, mas também ao que comem na escola. A merenda escolar e os produtos oferecidos pelas cantinas devem seguir o mesmo padrão, evitando que os alunos consumam alimentos com calorias vazias, como refrigerantes e salgadinhos industrializados.

Os pratos da merenda oferecida nas escolas, por exemplo, precisam ser mais atrativos que os salgadinhos da cantina. É claro que as mudanças não ocorrem de uma hora para outra, nem esperamos que as crianças esqueçam os hamburgueres e cachorros-quentes. Mas se conseguirmos um equilíbrio, já será muito bom, e para isso é necessário que os pais fiquem atentos e cobrem tais mudanças das escolas.

Milhares de crianças e pré-adolescentes estão cada vez mais habituados a fazer seus lanches nas próprias escolas, públicas ou particulares, onde a cantina reina com suas coxinhas e mistos-quentes carregadas de gordura. Uma pesquisa em escolas públicas de um bairro de São Paulo verificou que cerca de 10% das crianças estão com sobrepeso. Ou seja, estão pesando entre 20% e 30% mais do que deveriam. Boa parte da culpa está nas cantinas. Já os estudantes mais velhos, que podem deixar o colégio nos recreios e que costumam passar a tarde fazendo lição com os colegas, estão trocando o almoço de casa pelos sanduíches e "dogões" das esquinas.

ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS E OS QUE DEVEM ESTAR PRESENTES NAS CANTINAS ESCOLARES

Entre os alimentos que devem ser evitados nas cantinas estão: refrigerantes e sucos artificiais, balas, caramelos, gomas de mascar e similares, doces à base de creme e com recheio e/ou cobertura de creme, salgadinhos fritos (croquetes, coxinhas, pastéis, etc) com procedência duvidosa e salgadinhos industrializados. Esses produtos podem ser substituídos por sucos naturais, vitaminas de frutas da época, leites e iogurtes, frutas, sanduíches naturais, bolos de cenoura, cookies de fibras (aveia ou farelos em geral) e as frituras devem ser trocadas por assados.

Se a cantina da escola do seu filho não oferece alimentos saudáveis, faça com que ele leve o lanche de casa ou prove da merenda oferecida pela escola.

Dicas para melhorar a alimentação o seu filho:

1- Não dê castigo. Ameaçar a criança para que ela coma só aumentará sua repulsa à comida. Prometer recompensas em troca do prato vazio também pode firmar a idéia de que a comida não é boa e só vale a pena pelo que vai receber depois.

2 - Leve a criança para as compras. Deve-se mostrar as diferentes frutas existentes e mesmo estimular a experimentação de algum alimento na feira. Experimentar na banca de pastel não vale!

3 - Envolva a criança no preparo. Envolver a criança em pelo menos alguma fase do preparo pode fazer a criança perder a reserva ou rejeição a algum tipo de alimento. Deve-se aproveitar a oportunidade para explicar as vantagens da salada e de uma fruta sobre as batatas fritas e salgadinhos gordurosos.

4 - Ofereça pratos coloridos. A forma de apresentação conta muito. Pratos bonitos e coloridos podem fazer a criança comer mesmo que não goste.

5 - Camufle. Esconda o alimento que a criança não gosta no meio de outro que ela gosta. Por exemplo, use o caldo de cozimento do fígado no preparo do macarrão.

6 - Varie o cardápio. É importante oferecer um cardápio banceado e variado. Se a criança não quiser comer, você precisa deixar claro que não tem lanchinho nem salgadinho, só haverá comida na próxima refeição.

7 - Dê o exemplo. Esse é um dos pontos mais importantes. Os pais devem consumir verduras e frutas e não adianta nada recomendar suco se você bebe refrigerante.

Saiba se seu filho está dentro do peso ideal


Crianças entre 1 ano e 5 anos

  • Meça a altura da criança
  • Localize no quadro 1 qual seria seu peso ideal
  • Divida o peso atual da criança pelo peso ideal e multiple pelo fator 100
  • Compare o resultado com o quadro 2 abaixo e encontre o peso ideal em relação à altura


fonte: http://www.nutrasuavida.com/infantil.htm

Espero que tenham gostado da matéria!no outro post,postarei as receitinhas! bjos




quinta-feira, 27 de maio de 2010

FiBrOsE CíStiCa

Este é um vídeo auto-explicativo da Associação mineira de Assistência a Mucoviscidose(AMAM) que fala sobre essa doença que tanto nos assusta, a Fibrose cística! Nele é abordado a importância de se diagnosticar precocemente a doença, a importância do teste do pezinho, e sobre o trabalho da AMAM,e sua importância para a população. A concientização do portador de fibrose cistica é de extrema importância para uma vida plena e saudável! com um diagnóstico precoce, a qualidade e expectativa de vida aumenta muito! Vale a pena conferir o vídeo!
Em breve postarei uma matéria que fala mais detalhadamente sobre o assunto!



Em breve também, colocarei aqui no blog,receitas para pessoas com fibrose cistica,e algumas orientações nutricionais!
até mais...bjos

HoMmUs bi TaHiNe

PaStA da FeLiciDaDe




Veja como fazer o Hommus bi Tahine, a pasta de grão-de-bico com molho de gergelim. Antes de escrever a receita,vou explicar um pouco, o que seria o tahine:
Nada mais é do que uma pasta feita de sementes de Gergelim, muito utilizada na cozinha do Oriente Médio!


Achamos essa pasta em Empórios! Caso não ache, pode fazer esta pasta sem o Tahine,perde em nutrientes, mas não em sabor!Essa receita é uma delícia!perfeita com torradas e pão sírio! façam,experimentem e depois me contem o que acharam! bjos...






HoMmUs bi TaHiNe




Ingredientes:


*4 colheres (sopa) de tahine


*600 gramas de grão-de-bico


*Alho a gosto


*1 xícara (chá) de água


*Suco de 1 limão


*Azeite a gosto


*Sal à gosto


*Hortelã para decorar


Modo de preparo:



. Deixe o grão-de-bico de molho durante a noite


. No dia seguinte, cozinhe-o em uma panela de pressão até ficar macio


. Espere esfriar e coloque-o no liquidificador, com o alho, o tahine, o limão, a água e o sal


. Bata até formar uma pasta homogênea


. Coloque em uma vasilha, regue com azeite e decore com folhas de hortelã


Dicas:


. Sirva com pão sírio


. Fica muito bom acompanhando uma salada verde também

SuCo de BeTeRraBa,LaRaNjA e CeNoUrA

Para acompanhar a torta de grão-de-bico-,uma boa pedida é o suco de beterraba! Um verdadeiro mix contra a anemia,cansaço,fadiga! além de ótima fonte de vitamina C e A!

É uma delícia! particularmente,um dos sucos que mais gosto! vale a pena provar!

ah,é muito fácil de fazer! Espero que gostem! bjos..


Você vai precisar de:


*Meia beterraba
*Uma cenoura
*Duas laranjas limas
*Ralador
*Faca para descascar os vegetais
*Liquidificador


Como fazer:


. Esprema as laranjas, coe e reserve

. Descasque a beterraba e a cenoura

. Lave-as bem em água corrente

. Rale

. Bata no liquidificador a beterraba , a cenoura e o suco de laranja.

. Ta pronto,sirva bem geladinho,e não precisa adoçar,pois a laranja já é bem doce,e a beterraba tb!

ToRtA de GrÃo-de-BiCo

Gente, essa receita é muito gostosa!vale a pena testar em casa! Um ótimo prato, pra família não botar defeito! Além claro, de ser muito saudável!Como vimos no post sobre os benefícios desta leguminosa!Perca 35 minutinhos da sua vida, e ganhe em saúde!
façam e depois me contem o que achou!bjos...

Preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: Fácil
Categoria: Torta salgada e quiche
Calorias: 518 por porção


Ingredientes:

· 2 xícaras (chá) de grão-de-bico cozido e escorrido

· 1 colher (sobremesa) de margarina

· 1 cebola média ralada· 1 cenoura média ralada

· 1 colher (sopa) de azeite

· 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picadinha

· 2 colheres (sopa) de salsa picadinha

· Manteiga para untar a forma


Modo de preparo:

. Aqueça o forno a 180ºC
. Passe o grão-de-bico no liquidificador até formar uma pasta homogênea

. Em uma tigela, coloque o grão-de-bico e misture a margarina

. Reserve

. Em uma panela, refogue a cebola e a cenoura no azeite

. Acrescente a cebolinha e a salsa

.Unte uma forma tipo bolo inglês de 9 x 20 cm e coloque uma camada de pasta de grão-de-bico, uma do refogado e cubra com outra camada de grão-de-bico

. Salpique um pouco de manteiga sobre a última camada e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos

. Deixe esfriar, desenforme e sirva em seguida.

E pronto,só degustar e saborear com saúde!

GrÃo-de-BiCo


Muito tem se falado também,sobre essa leguminosa,ainda pouco comentada aqui no Brasil, o Grão-de-bico!Muitíssimo rico em ferro,carboidrato e proteína,além claro,de vários minerais!Isso,comparado a outras leguminosas,como o feijão por exemplo!
Postarei pra vocês também,algumas receitinhas com grão-de-bico, muito gostosas e claro,nutritivas!


O grão-de-bico é muito indicado também para:


*Diabetes e Anemia:

Esse grão tem carboidratos que são digeridos e absorvidos lentamente. Por isso, ele aumenta a glicose aos poucos e reduz o nível de açúcar no sangue. Além disso, o ferro presente no alimento combate a anemia.


*Depressão:

Ele afasta a depressão porque aumenta a produção de serotonina. Isso graças à alta taxa de triptofano (a mesma substância que faz do chocolate uma ótima fonte de bem-estar).


*Regula o intestino:

Rico em fibras, ele também possui ácido fólico, indispensável na dieta de mulheres grávidas porque previne problemas no feto.


*Outras doenças:

O grão-de-bico contém hormônios vegetais usados na reposição hormonal. Essas substâncias são eficazes na prevenção da osteoporose e no combate a doenças do coração e câncer de cólon.


*Emagrecer:

Ele ajuda a emagrecer porque aumenta a sensação de saciedade.


Dentre todos estes benefícios que este grão nos tráz, achei de suma importância,conhecermos mais a fundo sobre o Grão-de-bico,por isso,pesquisei no site da scielo, artigos correspondentes ao assunto,e achei um muito bom,que explica muito bem,o poder desta leguminosa.


Curiosidades sobre o Grão-de-bico:


*O grão-de-bico é fonte de proteínas, carboidratos, minerais, vitaminas e fibras. Diferencia-se das outras leguminosas por sua digestibilidade, baixo teor de substâncias antinutricionais, além de apresentar a melhor disponibilidade de ferro.

*Pesquisando diversas leguminosas (feijão comum, feijão-branco, feijão-preto, ervilha, soja, lentilha e grão-de-bico) encontraram a melhor disponibilidade de ferro para o grão-de-bico.
*O consumo do grão-de-bico ainda é muito limitado no Brasil, quando comparado a outras leguminosas como o feijão.

*O grão-de-bico é uma leguminosa que tem, nutricionalmente, grande potencial a ser explorado, a fim de minimizar as deficiências protéicas e minerais da população, uma vez que o grão-de-bico é boa fonte de minerais (P, Mg, Fe, K, Co, Mn).
*O grão-de-bico é excelente fonte de carboidratos e de proteínas, que abrangem cerca de 80% do peso total das sementes secas.

*A proteína do grão-de-bico tem sido considerada de melhor valor nutricional entre as leguminosas.
*As sementes de grão-de-bico apresentam considerável quantidade de óleo, cujos valores variam de 3,8 a 10,2%. Seu óleo tem alto teor de ácidos graxos insaturados, particularmente linoléico e oléico.
*Embora os fatores antinutricionais devam ser cogitados em qualquer leguminosa de grão, sua importância é minimizada no grão-de-bico, exceto os fatores promotores da flatulência, que devem ser destacados nesta leguminosa em decorrência dos teores de oligossacarídeos nela presentes. No entanto, o aquecimento inativa este conjunto de fatores. Para a alimentação humana, não há preocupação já que este não é consumido cru.


Bom,é isso, espero que tenham gostado do assunto!no outro post,receitinhas pra vcs! bjoss